Lei altera o CPC e prioriza citação por meio eletrônico

A Lei nº 14.195/2021 trouxe diversas alterações ao ordenamento jurídico brasileiro. Dentre elas, destacam-se as mudanças em relação à citação, que é o ato formal de convocação da parte requerida para integrar uma relação processual.

A norma alterou o artigo 246 do Código de Processo Civil, estabelecendo o endereço eletrônico como forma preferencial para a citação. Fora isso, a lei também estabelece que o envio da mensagem de citação deverá ocorrer em até dois dias úteis contados da decisão que a determinar.

Com as novas regras, o réu deve confirmar o recebimento da citação eletrônica no prazo de 03 dias úteis a contar do recebimento do mandado e, somente caso não o faça, a citação ocorre pelos meios tradicionais. Caso a parte venha a ingressar no processo e não tenha feito essa confirmação, deve indicar o motivo para tal, sendo que a ausência de confirmação desmotivada pode ensejar multa de até 5% sobre o valor da causa.

Com a prática, acreditamos que o tempo para a efetivação da citação cairá drasticamente, o que tende a acelerar os processos de maneira geral.

Saiba mais! Selecione uma das áreas de interesse abaixo para acessar os conteúdos relacionados disponíveis em nosso site.

Soluções

Áreas de Atuação

Fale com Benites Bettim

Converse agora mesmo com a nossa equipe e descubra como nossas soluções jurídicas podem fazer seu negócio alcançar os melhores resultados.